O corpo humano é ótimo

Sempre. O corpo é ótimo quando uma pessoa é saudável – mas quando uma pessoa está doente, não deixa de surpreender com sua perfeição. Sim, o mecanismo de saúde quebrou, a norma foi substituída pela patologia, mas uma pessoa não se torna nojenta disso. O corpo está bem e depois da morte.

A primeira coisa que me impressionou quando comecei um aluno do primeiro ano a me envolver em anatomia no necrotério, a lógica da estrutura do corpo humano. O navio vai assim, e não. A coluna versa. Nos ossos do tubérculo da fixação dos músculos – milhões de anos de evolução funcionaram para garantir que esses tubérculos pareciam assim, e não de outra forma. O corpo humano é uma galáxia inteira subordinada às leis racionais.

Não menos agradável para perceber a perfeição dos processos que estão acontecendo dentro do corpo. Milhões de reações fluem para nós a cada segundo, o tempo todo circula algo, moléculas difusas através das membranas celulares, há uma síntese, ao mesmo tempo. Diferentes partes da célula empurram as engrenagens de uma máquina bioquímica astuta;E da vida de cada célula, a vida do tecido consiste em, a partir da vida dos tecidos – o funcionamento dos órgãos. É como uma grande fábrica com um sistema de gerenciamento ordenado. Não vemos nada disso e até às vezes não percebem, mas ouvimos o coração batido, os pulmões respiram, os braços e as pernas estão se movendo coordenalmente, o cérebro funciona na tarefa intelectual. E tudo isso está acontecendo em nós constantemente – desde o primeiro grito do bebê até o último suspiro do moribundo. A unidade desses processos, nós queremos ou não queremos, nos apresenta a uma certa comunidade biológica, parte da qual somos.

Pouco antes de sua morte, minha grande mãe (e ela tinha 92 anos) me disse uma frase estranha e misteriosa. “Em uma vida passada”, disse ela, “eu provavelmente era peixe. É difícil de explicar, mas agora entendo como os peixes vive lá, o que parece no fundo do rio “. Provavelmente, cada um de nós uma vez sentiu algo semelhante. Eu também sinto constantemente que função metafísica importante eu desempenho, operando. Afinal, a sensação de que em suas mãos é um mecanismo complexo com um dispositivo ideal no qual algo quebrou, e você tem que consertar essa quebra, incomparável. Os médicos realmente não gostam de falar sobre o lado sagrado de sua profissão, exceto de maneira irônica – no entanto, todos sentimos um propósito especial. De fato, durante a cirurgia, a brigada de uma maneira ou de outra é condenada por funções divinas. Claro, não todos, e mesmo assim por um tempo. Para referência: eu sou agnóstico.

  • Quando o corpo está em silêncio
  • “O corpo não vive, mas apenas defende”

Psicologias convites

  • Sobre o projeto
  • Termos de uso
  • Publicidade no site
  • Termos de uso
  • Regras para a participação em competições

© 2006-2022 Network Edition "Psicologias.RU – O site oficial da Psychologies Magazine (Psycholojis)", Shkulev Media Holding / Ooo “Shkulev Media Holding”.

Certificado de registro da mídia EL No. FS77-82353, emitido pelo Serviço Federal para Supervisão de Comunicações, Tecnologias da Informação e Comunicação de Massa (Roskomnadzor) 23 23.onze.2021.

Todos os direitos reservados. Qualquer reprodução dos materiais do local sem a permissão do Escritório Editorial é proibido. 16+

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *